No episódio 8 de Anne Shirley, lançado em 24 de maio, a protagonista faz a prova para a Academia Queen, mas a divulgação do resultado demora mais do que o esperado. Anne fica apreensiva, temendo não alcançar uma pontuação satisfatória, e passa os dias ansiosa até a divulgação da lista de aprovados.
No início do episódio, o anime retoma brevemente o ataque cardíaco de Matthew. O pai adotivo de Anne, agora recuperado, não pode mais realizar trabalhos pesados. Com isso, a família contrata Jerry, um garoto que passa a ajudá-los com as tarefas. O anime ainda não deu destaque para Jerry, mas, na série Anne with An E, ele foi um personagem recorrente na narrativa.
Agora, Anne tem quinze anos e fica muito ansiosa com a prova de admissão da Academia Queen, que está cada vez mais próxima. Ao mesmo tempo em que a personagem desfruta das maravilhas de crescer, ela percebe que as preocupações nunca terminam e que, inclusive, ficam cada vez maiores.
O resultado da prova de admissão da Academia Queen
Após alguns meses de preparação, Anne finalmente realiza a prova de admissão da Academia Queen. Logo depois, a apreensão toma conta dela enquanto espera pelos resultados. Além disso, a protagonista não é a única que está com as emoções à flor da pele. É emocionante acompanhar Marilla sentindo, aos poucos, o que toda mãe sente: a tristeza de ver o filho crescer rapidamente diante de seus olhos. No caso de Marilla, outra coisa também a incomoda: a possibilidade de Anne morar longe, caso passe na Academia Queen.
Anne, tomada pelo medo de não entrar com uma classificação satisfatória, perde o apetite e, inclusive, sua característica mais marcante: a personalidade falante. Quando finalmente divulgam a lista dos aprovados, ela descobre que passou em primeiro lugar, junto com Gilbert Blythe, seu colega de turma, e sua classificação a deixa radiante.

O recital de Anne Shirley e a descoberta do amor-próprio
Anne é convidada para se apresentar em um concerto no White Sands Hotel. No recital, há a presença de profissionais e pessoas ricas, o que faz a protagonista duvidar de suas habilidades no momento da apresentação. No entanto, assim que nota a presença de Gilbert e Josie, ela respira fundo e decide iniciar, visto que não deseja fazer papel de boba na frente dos dois.


A plateia a aplaude de pé, maravilhada com sua locução e com a interpretação profunda da citação. Depois de todas as suas conquistas, Anne finalmente percebe o seu valor e começa a se amar do jeito que é. Portanto, o episódio foi intitulado Eu não quero ser mais ninguém além de mim mesma.
O fim do episódio 8 foi um dos mais bonitos do anime. Além disso, ele tem um tom de despedida que emociona, já que sabemos que Anne não verá mais a professora Stacy, que foi uma figura que desempenhou um papel muito importante em sua vida, e também não encontrará com frequência a sua amiga do peito Diana Barry. Como de costume, Anne Shirley nos ensina muito a cada episódio e, também, emociona com a forma que ela enxerga a vida ao seu redor. Além disso, a animação, feita pelo The Answer Studio, lembra pinturas em tela e realça, ainda mais, a beleza da narrativa.
No episódio 9, intitulado A melhor coisa depois de tentar o seu melhor e vencer, é tentar o seu melhor e perder, Anne vai para a Academia Queen e faz novas amizades. Além disso, ela se dedica aos estudos para conseguir uma licença de professora e uma bolsa de estudos. O episódio será lançado no dia 31 de maio na plataforma de streaming Crunchyroll, com legendas disponíveis em português. Confira a prévia no canal oficial do anime.