O episódio 17 da segunda temporada de Kusuriya no Hitorigoto, lançado em 02 de maio, nos mostra a localização de Maomao e revela informações sobre a verdadeira identidade de Shisui. Além disso, Jinshi recebe informações a respeito do desaparecimento do novo eunuco, que, na verdade, é Suirei.
Anteriormente, assim que Maomao descobriu que o novo eunuco era, na verdade, Suirei, ela foi forçada a seguir a ex-serva até a parte externa do Palácio Imperial; caso contrário, Shisui sofreria as consequências. No episódio atual, a apotecária acompanha Suirei sem saber para onde estão indo, mas uma situação intrigante chama a sua atenção.
Kusuriya no Hitorigoto: Maomao descobre parte do segredo de Shisui
A obra Kusuriya no Hitorigoto não decepciona quando o assunto é a construção do mistério que envolve a narrativa. Não é de hoje que Maomao desconfia de Shisui. É necessário lembrar que no episódio “História Assombrada” a protagonista notou uma certa familiaridade na fisionomia da personagem.
Além disso, no episódio anterior, Maomao refletiu sobre Shisui possuir um livro caro e, também, sobre saber ler e escrever, algo raro entre as servas. Com isso, fica claro que cada detalhe mencionado ou exibido na narrativa poderá ser importante no futuro, assim como a obra tem feito até o momento.

Voltando para o episódio atual, enquanto caminhavam até o destino final, Maomao percebe que Suirei fica com medo de uma cobra que está na floresta. No entanto, o que realmente chama a atenção da apotecária é o fato de que Shisui tenta defender Suirei, o que é muito estranho, já que ela foi a responsável por ameaçar e forçar a garota a ir com elas.
Maomao, que logo fica desconfiada com a atitude de Shisui, diz para as duas que já percebeu que elas se conhecem. Dessa forma, a garota revela que é irmã de Suirei. Porém, a protagonista reflete que, embora não possa afirmar com certeza, “talvez a Shisui seja…”. O problema é que ela não finaliza a frase, já que volta a seguir o seu caminho e deixa o pensamento de lado para provocar ainda mais curiosidade no telespectador a respeito da identidade da garota.


Quando chegam ao destino, Maomao entende que se trata de um vilarejo. No local, a apotecária percebe que Shisui e Suirei parecem ser bem conhecidas pelos moradores. Além disso, a protagonista descobre que uma das enviadas estrangeiras, que apareceram no episódio “Espírito da Lua”, está no vilarejo. No entanto, o motivo permanece um mistério.
Jinshi descobre que há algo de errado em relação ao novo eunuco e Shisui
Após o desaparecimento de Maomao do Palácio Interno, Jinshi e Gaoshun procuram pistas para tentar encontrá-la. Com isso, eles descobrem que a escola que ensina as servas imperiais foi o último local onde a viram. Em uma busca por mais informações, os dois vão até o pai adotivo da garota, Luomen, que, no momento, está atuando como médico temporário do Palácio.
Dessa forma, Luomen descobre que Maomao saiu do posto de saúde do Palácio com um remédio cujo cheiro atrai gatos e, consequentemente, a gata, que também se chama Maomao, seguiu a garota até uma parte do caminho. Enquanto procuram a gata, Luomen percebe que há um pedaço de papel escondido em uma árvore.


Aparentemente, o papel está em branco. No entanto, o pai adotivo da apotecária sabe que é possível que a garota tenha utilizado chá ou suco para escrever no papel, e ambos os materiais só aparecem quando a folha é aquecida. Quando os ideogramas surgem, Jinshi não consegue compreender seu significado, já que Maomao parece tê-los escrito às pressas, o que deixou a escrita confusa.
Jinshi leva o papel até a consorte Gyokuyo, buscando a ajuda dela e das damas de companhia do Palácio Jade. Apenas uma das três irmãs, damas de companhia que entraram recentemente no Palácio, parece entender um dos ideogramas. Ela sugere que o símbolo pode significar “sui” e o associa a Shisui. Como Jinshi não parece saber quem é essa pessoa, a dama de companhia esclarece que se trata de uma das servas que acompanha Maomao em certas ocasiões.


Na cena final do episódio, Gaoshun revela para Jinshi que não há nenhuma serva chamada Shisui nos registros. Além disso, ele informa que um dos eunucos do Palácio também desapareceu. Ademais, antes de finalizar o capítulo, um eunuco aparece para relatar algo sobre a consorte Gyokuyo. Porém, o encerramento começa antes dos espectadores entenderem do que se trata. Spoiler: no mangá a consorte entra em trabalho de parto, então é provável que o eunuco fale sobre isso.
Os mistérios conectam-se um por um e entregam uma narrativa sólida e bem construída
Muitas características sustentam Kusuriya no Hitorigoto, e o roteiro é uma delas. Não há como negar que a trama da obra é muito bem construída. Além disso, os detalhes e mistérios conectam-se e tornam a obra sólida e sem pontas soltas. Apesar da falta de explicação em alguns pontos, é provável que tudo realmente seja abordado no futuro, pois, até o momento, a obra mostrou que nada é deixado para trás.
Além do roteiro, é inegável que a animação, produzida pelo estúdio Toho, é muito bonita. As cores vibrantes, o design de personagens e os detalhes de cada cena complementam a obra. Além disso, há a protagonista, que, por si só, conquista os telespectadores com o seu jeito único.


A segunda temporada de Kusuriya no Hitorigoto tem 24 episódios, e já lançaram 17 até o momento. No entanto, ainda há muito o que ser explorado e revelado. A primeira temporada do anime está disponível nas plataformas de streaming Crunchyroll e Netflix, já os episódios da segunda temporada estão sendo lançados semanalmente na Crunchyroll, com legenda disponível em português.