A obra de JoJo’s Bizarre Adventure, existem há quase 40 anos. É muito tempo, especialmente para um mangá que efetivamente redefine seu elenco do zero a cada iteração. Nessas décadas, JoJo acumulou uma enorme lista de rostos amigáveis (e não tão amigáveis) em uma narrativa liderada por nove Joestars diferentes. Esses personagens roubaram a cena dos superastros titulares de JoJo repetidas vezes, mas, por uma razão ou outra, muitas vezes são esquecidos pelos fãs. Então, confira alguns dos personagens rejeitados pela maioria dos fãs!
Personagens de JoJo’s Bizarre que os fãs rejeitam – Top 10
10. Narancia

Narancia é um dos membros mais brilhantes do Golden Wind em todos os níveis — infelizmente, em um papel de tom sombrio, seu brilhantismo muitas vezes se torna mera comédia. No dia a dia, ele é descrito como ingênuo, simplório e imaturo em comparação com o restante da Equipe Bucciarati. Em termos de combate, ele já está em uma posição bastante desvantajosa: o Aerosmith é um dos Stands mais subestimados de JoJo, e em uma equipe com Stands chamativos e alucinantes como Gold Experience, Sticky Fingers e Sex Pistols, ele vai cair um pouco.
Em alguns aspectos, Narancia se assemelha a Hol Horse, tanto por ser nivelado a um mero alívio cômico quanto por ter um Stand imensamente subestimado. A presença de Narancia em um grupo repleto de personalidades fortes é crucial para o equilíbrio, e sua história de fundo é ao mesmo tempo comovente e estranhamente inspiradora. Narancia é um exemplo brilhante de um personagem incrível, pelos motivos errados.
09. Muhammed Avdol


Muitos diriam que Jotaro carrega Stardust Crusaders, e sim, ele é muito importante. Mas achamos que Avdol merece o mesmo reconhecimento. Desde sua primeira aparição – como um vidente egípcio ao lado do britânico-americano Joseph Joestar no Japão – Avdol serve como um representante das implicações verdadeiramente globais do renascimento de Dio. Seu Stand, Magician’s Red, é frequentemente esquecido porque, apesar de ser uma potência de curto alcance, é bastante comum em comparação com os Stands excêntricos que Araki conjuraria até mesmo em Stardust Crusaders.
Mesmo assim, Avdol é uma potência e, de muitas maneiras, representa o espírito da terceira parte de JoJo. Desde ter um dos primeiros Stands que os fãs de JoJo já viram, à leveza que ele traz em momentos como ser capturado no Stand magnético de Moriah ao lado de Joseph, ao melodrama que ele consegue evocar em momentos como sua dramática “ressurreição”, Avdol personifica tudo o que há para amar em Stardust Crusaders. Ele serve como guia literal e espiritual durante suas jornadas, e sua sabedoria, força e charme o tornam inesquecível.
08. Trish


Trish personifica o potencial desperdiçado, mas ainda assim consegue ser um destaque intrigante de Golden Wind. Os fãs se lembrarão dela como a filha de Diavolo, que desempenha um papel substancial na trama de Golden Wind, para dizer o mínimo. Apesar de se tornar o centro da história e eventualmente se juntar à equipe de Giorno, Trish tem muito pouco tempo sob os holofotes para sua própria exploração pessoal.
É uma pena por dois motivos principais. Primeiro, porque seu Stand, Spice Girl, é único em sua consciência e letal com seu conjunto de habilidades único; sem mencionar que seu design humanoide a faz parecer o Stand de uma protagonista completa (e em termos de design, Stone Free está a um passo de ser Spice Girl). Segundo, porque ela está em uma posição na história para contar uma história que ninguém mais consegue. Em vez disso, ela teve que lutar uma vez antes de ser relegada a um papel coadjuvante.
07. Jonathon Joestar (Phantom Blood)


Talvez pareça um pouco vulgar, mas achamos totalmente justo incluir o protagonista mais subestimado de JoJo na lista. Desde que JoJo começou a ganhar força com o público ocidental, alguns anos atrás, usuários de fóruns na internet têm perguntado se a primeira parte de JoJo, Phantom Blood, pode ser ignorada. É verdade que Phantom Blood não considera a série totalmente adaptada aos temas e recursos que adotaria posteriormente. Mas, desde o início, JoJo encontrou a cristalização perfeita de seus ideais em Jonathan, e mantém muito de seu charme bobo até o presente.
Ambicioso, nobre e se aproximando do (então) limite absoluto do potencial humano, ao mesmo tempo em que se defendia de ameaças paranormais, Jonathon exemplificou e solidificou as qualidades que viriam a representar a franquia como um todo: ele luta pela humanidade puramente por amor à humanidade e seus ideais. Ele pode não ser tão travesso quanto Joseph ou tão sereno quanto Jotaro, mas sua construção como um herói shonen clássico o faz sentir como uma ponte entre o shonen “comum” e o mangá muito especial e bizarro que ele mesmo instaura.
06. Hol Horse


Hol Horse é um dos pontos altos de Stardust Crusaders, e é verdade que os fãs o adoram — mas, como diz o título acima, muitas vezes não o apreciam o suficiente. É verdade que Hol Horse é um dos vilões mais interessantes de Stardust Crusaders. Ele tem um conjunto de princípios aos quais se apega, não é “mau” ou “corrompido” como muitos dos vilões de Stardust Crusaders são apresentados, e está bem à beira da redenção.
Sem mencionar que ele é hilário. Hol Horse é genuinamente muito divertido de assistir, e seu Stand é agradavelmente simples. Mas o problema reside em limitá-lo ao seu papel cômico e em vê-lo apenas no escopo de Stardust Crusaders. O fato é que em várias partes de JoJo, pelo menos até Diamond is Unbreakable, poucos personagens têm a dimensão e a nuance que Hol Horse tem. Ele é interessante, imprevisível e charmoso de uma forma que só as raízes shonen hipermasculinas de JoJo poderiam reunir.
Personagens de JoJo’s Bizarre que os fãs rejeitam – Top 05
05. Foo Fighters


Outra escolha crucial da Stone Ocean, Foo Fighters é um dos personagens mais interessantes que Araki já escreveu. O humanoide congelado formado a partir de incontáveis plânctons, Foo Fighters, é posicionado como um personagem com intelecto humano, mas completamente desprovido de experiência humana. Jolyne e sua equipe a encontram pela primeira vez quando ela está a serviço de Pucci, mas ela acaba se tornando amiga de JoJo depois.
É aqui que seu papel se torna verdadeiramente insubstituível. Através da ingenuidade e sinceridade de Foo Fighter, Araki explora as personalidades de Jolyne e de toda a sua comitiva. Quando Foo Fighter morre, sacrificando suas últimas forças para salvar Anasui, ela se torna uma figura constante (e uma amiga inseparável) do elenco principal de Stone Ocean. A tragédia é agravada pela incerteza de seu destino no novo universo.
04. Wamuu


De todos os Homens do Pilar de Battle Tendency, Wamuu se destaca. Wamuu é ótimo justamente por ser diferente dos outros Homens do Pilar: ele tem um conjunto de princípios que seguirá independentemente do que aconteça. Embora não tenha uma opinião tão alta sobre os humanos em si, ele ama a luta e a honra acima de tudo; um humano que luta de forma justa é bom para ele. Infelizmente, com a rapidez com que as duas primeiras partes se passam — principalmente em suas respectivas iterações de anime — sua presença é facilmente esquecida.
Wamuu é um personagem central em Battle Tendency por um motivo central que passa facilmente despercebido em retrospectiva: se ele, mesmo que por um instante, tivesse falhado em sua dedicação à honra, o papel teria terminado de forma muito diferente. É por causa do respeito de Wamuu por Joseph (e, consequentemente, por sua disposição em entregar o antídoto) que este último sobreviveria até o final do papel. Em nossos corações, sabemos que o espírito guerreiro honrado de Wamuu tornou a trágica morte de Caesar após uma das melhores lutas de JoJo mais fácil de suportar para Joseph também.
Personagens de JoJo’s Bizarre que os fãs rejeitam – Top 03
03. Risotto


Risotto é adorado por seu papel em uma das lutas mais eletrizantes não apenas de Golden Wind, mas de JoJo em geral. E, claro, seu confronto com Doppio/Diavolo é macabro e brutal. É óbvio por que ele ficaria na memória acima de tudo. No entanto, o que torna Risotto tão especial é a maneira como ele chega ao confronto, que é muito mais fácil de esquecer.
Por uma questão de espaço, evitaremos o despejo de informações aqui. No entanto, basta dizer que a personalidade de Risotto é notavelmente estável, astuta e séria. O fato de ele ser incrivelmente bom no que faz só serve de combustível para acelerar o fogo de sua liderança competente e ousada. Ele consegue organizar a equipe como uma ameaça, gerando uma pressão absurda — não apenas sobre a Equipe Bruno, mas sobre o próprio Diavolo. Risotto traz muito mais à tona do que os fãs costumam perceber — o suficiente para que se possa dizer com segurança que ele é um dos destaques do papel.
02. Yukako Yamagishi


A recepção de Yukako Yamagishi geralmente oscila entre o prazer indiferente e o desdém extremo. Poucas pessoas acolhem Yukako, no entanto. Olhando um pouco além da superfície, ela é muito mais profunda do que muitos fãs a consideram. De certa forma, sim, ela é um exemplo clássico do arquétipo yandere — mas a forma como ela é escrita a eleva a uma genuína história de insegurança. Sua motivação e obsessão por serem enquadradas pela gaiola das normas e expectativas de gênero feminino é, em última análise, bastante opaca: seu poder é literalmente construído em torno de seu cabelo.
Embora seu comportamento em relação a Koichi seja obviamente indesculpável, há nuances em sua apresentação: uma nuance que só se intensifica quando ela e Koichi resolvem suas diferenças, encontram entendimento e o papel de Yukako se desenvolve. Longe de ser uma muleta para o desenvolvimento narrativo do próprio Koichi, Yukako é uma demonstração brilhante da claustrofobia mundana da feminilidade; além disso, ela também é uma das muitas personagens que, em sua exploração, lembram os fãs da vida que pulsa nos bastidores de Morioh.
01. Ermes


Ermes tem uma das escritas mais originais de todo o primeiro universo de JoJo. A partir de Diamante é Inquebrável, a caracterização das equipes principais de JoJo tornou-se exponencialmente mais forte do que nas três primeiras partes. Tanto Vento Dourado quanto Oceano de Pedra carregaram essa tocha até o fim prematuro do universo original. No entanto, ao longo de praticamente toda a Parte 6, Ermes serve como um contraponto crítico a Jolyne, e cada uma delas interpreta um dueto genial, extraindo as partes mais espinhosas da personalidade da outra.
Mas há razões mais simples para amar Ermes. Primeiro, ninguém menciona como Kiss é um Stand absolutamente poderoso. Durante o confronto final com Pucci, o dela é o único Stand imune à gravidade de Pucci. Segundo, seu arco de vingança com Sports Maxx está entre as histórias mais envolventes de Stone Ocean. Não é uma honra fácil de reivindicar em um papel repleto de histórias de fundo complicadas e consequências presentes, mas a história de Ermes realmente brilha.
Por fim, não perca nenhuma atualização: siga o AnimeNew no WhatsApp e no Instagram.